“O Brasil precisa de entidades privadas fortes”

Marcel Van Hattem foi atração de palestra-almoço promovida pela ACI e pela Diretoria Jovem

 

Uma liderança jovem, com vasto currículo e forte atuação  na política brasileira desde os 18 anos. Marcel Van Hattem foi a atração escolhida para palestra-almoço realizada no dia 29 de novembro, no CTG Trilha Serrana. O evento foi idealizado pela Associação do Comércio, Indústria e Serviços de Carlos Barbosa, a ACI, e sua Diretoria Jovem.

Van Hattem começou sua fala ressaltando a importância de levar discussões políticas e sociais à população em geral.  “Estamos em um momento no Brasil em que muitas coisas estão acontecendo. Envolver os associados e movimentar a sociedade é uma iniciativa louvável. O Brasil precisa de entidades privadas fortes e somente por meio de nossas iniciativas vamos mudar o país”, ressaltou.

“As Reformas e o Futuro do Brasil”, tema da palestra, fez um passeio pelas últimas transformações políticas do país, em especial de 2013 – época das manifestações pelo pedido de impeachment de Dilma Rousseff. “Foi um divisor de águas em nosso país e as redes sociais foram especiais nesse sentido. A população pediu reformas, inclusive da previdência, e isso não tem paralelo no Brasil”.

SITUAÇÃO ATUAL

Van Hattem expressou contentamento a respeito de política no Brasil, mas ressaltou que é preciso uma reforma administrativa. “Temos um time de ministros trabalhando em Brasília, fabuloso. Felizmente, caiu o número de homicídios desde o início do ano para cá, em relação ao que foi o ano passado. Há uma série de medidas tomadas no combate ao tráfego e as diversas organizações criminosas que existem ao Brasil. Não existe uma sociedade que cresce se não há segurança pública. É para isso que elegemos governantes.”

Na visão do político, o Congresso Nacional está mais sensível aos clamores populares, ainda que com medidas impopulares, como a igualdade de aposentadoria entre mulheres e homens. “No entanto, é impopular usarem de bom senso para tratar especialmente de temas matemáticos. Um tema que envolve receita e despesa, como a reforma da previdência, por exemplo”, falou Van Hattem.

Para finalizar, o deputado colocou a necessidade de uma reforma administrativa. “São poucos que gritam muito e muitos que não gritavam nada. Por isso, precisamos nos mobilizar nessas horas. A gente vai precisar de eventos como este, para esclarecer a população e levar a mensagem ao longo de nossas trajetórias”.

IMPRESSÕES

Na lista de presentes, estiveram autoridades sociais e um grande número de associados da ACI Carlos Barbosa. Rafael Dalcin, proprietário da Construire, foi um deles. O ex-vereador, adepto também das discussões e debates com a população, foi enfático ao elogiar o evento: “Ele tem uma experiência muito grande e está envolvido no meio político, onde as decisões são tomadas. Ele tem muita coisa interessante para passar para nós, especialmente para planejarmos o nosso próximo ano”

 

Presidente do CIC Bento Gonçalves, Elton Gialdi também prestigiou o evento: “Entendemos que é importante a gente prestigiar as entidades, estando representando o CIC de Bento Gonçalves e também o CIC Serra. Entendo que nós precisamos fazer eventos regionais para analisar as questões de maneira mais ampla. Nos fortalecemos quando nos prestigiamos.”, declarou.



0