Juntos, podemos mais

ACI reforça o seu papel social estreitando laços com entidades da região

O Associativismo é, sem dúvidas, um elemento importante para que uma comunidade tenha maior expressão social, política, ambiental e econômica. Com objetivos comuns e muita união, o trabalho de entidades tem papel significativo no desenvolvimento de uma região. Entidades que se unem e, consequentemente, se fortalecem, são capazes de encontrar soluções melhores para os desafios e conflitos que a vida em sociedade implica.

A Associação do Comércio, Industria e Serviços de Carlos Barbosa, ACI, sempre acreditou nessa máxima e, ao longo dos seus 41 anos de existência fortaleceu laços com associações significativas da região. Essa aproximação ganhou ênfase nos últimos seis anos, quando a ACI estreitou laços com entidades como a APAE, Corpo de Bombeiros de Carlos Barbosa, Lions Clube, Instituto do Câncer Infantil, Consepro, Sebrae, Atuaserra, Federasul, entre outras. Nas próximas páginas, selecionamos algumas iniciativas das quais temos orgulho em participar.

Consepro

Em 2017, a ACI reforçou o seu apoio aos responsáveis pela segurança em Carlos Barbosa, doando R$ 5mil ao Conselho Comunitário Pró-Segurança de Carlos Barbosa – CONSEPRO,  uma verba que foi passada à Brigada Militar para compra de coletes para a corporação.

“A ACI é uma instituição que tem uma força muito grande, principalmente na ordem econômica. É um apoio importante no sentido de que os empresários estão emprestando sua solidariedade a um aspecto muito significativo que é a segurança pública”. André Roberto Ruver – presidente do Consepro de Carlos Barbosa.

APAE Carlos Barbosa

Com 47 alunos e mais de 200 atendimentos semanais, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Carlos Barbosa, a APAE, tem, desde março de 2018, uma parceria com a ACI, firmada com o objetivo de estimular as doações direcionadas à APES, que conta com sua diretoria trabalhando de forma voluntária. Através de um termo de colaboração, representantes da APAE vão até um associado da ACI portanto uma autorização de doação aos interessados.  A entidade entrega, então, à ACI a relação de associados que gostariam de contribuir e cada filiado recebeno boleto bancário mensalidade e o valor da doação que foi acertado. A ACI deposita sem custo algum para a APAE.

“A cada ano, aumenta o número de crianças atendidas, e o repasse dado a nós continua no mesmo valor. É um trabalho gratificante, mas que também desgasta”, declara a presidente da APAE Carlos Barbosa, Lourdes Sauthier.

Instituto do Câncer Infantil

No início do ano, a ACI realizou a entrega dos mais de 2.800 itens arrecadados em campanha em prol do Instituto do Câncer Infantil (ICI), encabeçada pela entidade. Além do principal objetivo da campanha, que eram os produtos de higiene, foram coletados 50kg de alimentos não-perecíveis e 9 mechas de cabelo nos 12 pontos de coleta espalhados pela cidade. A iniciativa de participar do processo de arrecadação partiu da ACI, que solicitou a aprovação da campanha ao Instituto do Câncer Infantil, que atende cerca de 200 famílias ao mês. “A procura das entidades é essencial. Aceitamos todos os tipos de doações, pois atendemos crianças de todas as localidades, não somente do Rio Grande do Sul. Através dos donativos, auxiliamos não somente os pacientes, mas também as famílias deles”, pontua Flávia Prass, Analista de Marketing da entidade.

Lions Clube

A Campanha em parceria com o Lions e as óticas barbosenses já é tradicional para a ACI.

Em maio e junho de 2018, foram arrecadados cerca de 490 itens entre armações, lentes e solares em uma ação que moveu seis óticas barbosenses e também coleta em prédios residenciais.

Destinadas ao Hospital de Olhos de Passo Fundo, as doações foram entregues ao presidente do Lions Clube Carlos Barbosa, Paulo Renato Bauer, que ressalta a importância da parceria com a Associação: “A entidade possui vários temas com os quais se preocupar. Saber que nossa causa é abraçada por uma associação tão representativa é gratificante”.