Carlos Barbosa recebe o 4º Concurso Estadual de Queijos

Evento faz parte da programação do Festiqueijo, e  ocorre no dia 6 de julho, no auditório da Tramontina

A cultura queijeira de Carlos Barbosa se solidifica ano a ano. Se por um lado a cidade abriga um dos maiores festivais gastronômicos da Serra Gaúcha, o Festiqueijo, por outro o conhecimento técnico da iguaria vem ganhando força. A prova disto é a realização do 4º Concurso Estadual de Queijos, que reúne  10 jurados  de cinco países da América Latina em uma realização da Associação Gaúcha de Laticínios (AGL) com a APIL e SINDILAT com o objetivo de melhorar cada vez mais a qualidade dos queijos gaúchos.

Estima-se que mais de 20 empresas – todas elas fabricantes de queijos que possuem inspeção Municipal, Estadual e Federal, participem da quarta edição do concurso. Segundo o coordenador do concurso, José Luís Ipar Pravia, o evento mostra a tradição que Carlos Barbosa vem construindo quando se fala em queijos. “Este concurso é único no estado e o segundo mais importante no Brasil. Ele mostra que o consumo vem crescendo de maneira sólida no Brasil, com atuais 5kg per capita ao ano de consumo. O Uruguai vem logo atrás, com 8kg, Argentina com 11kg e os campeões são os franceses, cujo consumo são admiráveis 22kg per capita ao ano”, exemplifica Ipar.

Em um dia inteiro dedicado às delícias e qualidade do queijo, O 4º Concurso Estadual de Queijos inicia com a cerimônia de abertura do evento, às 8h30min.  Após, os jurados se empenharão na tarefa de avaliar os participantes. O concurso de queijos inicia às 14h e a entrega dos prêmios ocorre na solenidade que inicia às 20h. Pela primeira vez o concurso contará com dois jurados argentinos, dois uruguaios, um equatoriano, um chileno e quatro brasileiros, incluindo o  presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Queijos (ABQ), Fabio Scarcelli.

Para o público em geral, o evento está aberto das 09h ao meio-dia, com inscrições a R$ 100,00 pelos telefones (51) 3227.8645; (51) 3221.2195 ou (54) 3433.2195.

SERVIÇO:

4º CONCURSO ESTADUAL DE QUEIJOS

Data:  6 de julho – sexta-feira

Horário: a partir das 08h30min com programação durante todo o dia para os participantes e programação das 09 ao meio-dia para o público em geral.

Local: Auditório da Tramontina

Inscrições para o público: R$ 100,00