ACI Carlos Barbosa participa do Fórum Rio Grande Em Transformação na Serra Gaúcha

Evento ocorreu na noite desta quinta-feira, 8, em Bento Gonçalves

A Associação do Comércio, Indústria e Serviços de Carlos Barbosa, ACI, marcou presença no Fórum Rio Grande em Transformação, promovido pela Federação das Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul). O encontro foi realizado em Bento Gonçalves, com participação de empresários, políticos e demais representantes regionais.

A programação teve início já no período da tarde, com Reunião de Integração para Presidentes e Diretores de Entidades. Nesse encontro prévio, lideranças debateram e elaboraram os principais projetos das necessidades regionais para as demandas das regiões das Hortênsias, Serra e Nordeste. Esses projetos serão compilados em um único documento a ser entregue ao governador Eduardo Leite em outubro, no 15º Congresso da Federasul.

Para a presidente da ACI, Marisa Kaspary Zanatta, a participação da entidade é de suma importância. “A ACI sempre está trabalhando em defesa dos interesses e do crescimento econômico do seu associado e da região. É importante que, como entidade, nos mostremos ativos, deixando sempre claro nosso principal objetivo de fortalecer o desenvolvimento econômico e social da nossa cidade”, pontua.

NOITE DE DEBATES

A abertura oficial do Fórum foi feita pela presidente da Federasul, Simone Leite. Logo após, o vice-presidente de Integração, Rafael Goelzer, fez a apresentação do projeto para as lideranças locais, com apresentação de dados que mostraram de maneira evoluída os ótimos índices de Carlos Barbosa.  Ainda na programação, o vice-presidente de Economia da Federasul, Fernando Marchet, explanou sobre as perspectivas econômicas para o Rio Grande do Sul e o Brasil. O encerramento do Fórum foi com a reflexão da presidente Simone Leite, com o tema “Um olhar sobre um novo tempo”.

MULTIFEIRA ACI

Diante da ocasião e em meio às principais lideranças do Estado, convites para a abertura da Multifeira ACI foram entregues em mãos, inclusive à presidente da Federasul, Simone Leite. Na ocasião, Marisa Kaspary Zanatta frisou a participação do empresário Clovis Tramontina na programação, em uma palestra exclusiva sobre empreendedorismo, dialogando com os principais interesses acerca do desenvolvimento econômico e social.

As  demandas trabalhadas:

1. Aeroporto Vila Oliva/ obra de importante infraestrutura devido ao atendimento das demandas industriais da região da Serra e suporte importante ao turismo da região das Hortênsias;
  2. Implementação da Zona Franca do Vinho. Região do Vale dos Vinhedos. PL 1378/2019;
  3. Cercamento eletrônico integrado e colaboração na troca de dados e informações de segurança em toda a Serra e Hortênsias, com acesso à central de dados do RS;
  4. Ampliação e qualificação do abastecimento de água e tratamento de esgoto na região da Serra e Hortênsias (Corsan);
  5. Incremento da matriz produtiva industrial na Região da Serra Gaúcha, fortalecendo as empresas existentes no nosso Estado e fomentando as novas indústrias com viés de alto valor agregado e mão de obra especializada;
  6. Regulamentar a lei que criou a Região Metropolitana da Serra Gaúcha visando planejamento territorial integrado, incluindo região das Hortênsias, com o objetivo de fomentar o turismo regional;
  7. Atualização da tabela SUS, reduzindo a defasagem de preços pagos pelo SUS, por produção, aos hospitais;
  8. Concessão anel viário da Serra – RS 453, RS 122, RS 446; Prolongamento da Rodovia do Parque BR 448; Nova concessão da rodovia  RS 235 e RS 115 com obras de duplicação.