ACI Carlos Barbosa atua no fortalecimento de seu associado

Entidade assume papel transformador para associados e comunidade

Qual o papel de uma entidade de classe? De uma associação empresarial? A ACI Carlos Barbosa, ao longo de mais de quatro décadas de história, trabalha para atuar de maneira significativa na vida de cada um de seus 800 associados e ter um papel indispensável ao empreendedorismo local.

Nos segmentos de Comércio, Indústria e Serviços, as empresas atuantes de Carlos Barbosa buscam respaldo em um momento tão desafiador quanto a atual pandemia de Covid-19. As incertezas povoam os pensamentos de cada empreendedor, de diversos portes, que se viu assolado a tomar decisões praticamente imediatas para manter no azul o seu negócio.

Atenta a este cenário, a ACI Carlos Barbosa começou a elaborar ações que auxiliassem de alguma maneira a sociedade e a economia. Uma corrente do bem foi iniciada e deu origem ao Reinventa, Barbosa!, Um movimento que consiste em estimular a reinvenção e a otimização de processo, produtos e serviços locais.

Ainda em março, quando as incertezas eram ainda mais presentes, a ACI produziu vídeos em parceria com profissionais de direito, pediatria, farmácia e nutrição, divulgando dicas para o bem-estar e orientações práticas para o seu negócio. Através de seus convênios e parcerias com instituições de ensino, a entidade fortaleceu divulgação de cursos gratuitos para serem feitos durante a quarentena, promovendo a profissionalização gratuita e a capacitação de empresários e colaboradores no momento de isolamento social.

Cuidando das finanças

Uma das primeiras medidas para confortar os empresários associados foi o desconto nas mensalidades da entidade. Assim, foi possível manter o quadro de associados quase inalterado, captando novos e mantendo os serviços e benefícios da entidade.

Entendendo que o papel da ACI é dar apoio total ao associado, a entidade foi em busca de informações junto às instituições financeiras de Carlos Barbosa, visando entender e divulgar as facilidades concedidas pelas mesmas no momento desafiador da pandemia.

Então, um trabalho quase cirúrgico começou a ser realizado para entender as necessidades dos diversos setores. Com a atuação de uma profissional da entidade realizando pesquisa via telefone para ouvir as carências de cada empresa, a ACI busca atender as demandas necessárias através das consultorias e prestar total apoio.

Atuando na divulgação

Para sobreviver ao mercado assolado pelas crises econômicas e sanitárias, cada associado teve de se reinventar, precisando, de maneira sólida, divulgar as suas novas iniciativas, que foram desde a criação de e-commerce até a campanha Eu Curto Local, onde a entidade mais uma vez lançou mão de seu espaço em suas redes digitais divulgando suas iniciativas, fomentando, assim, as regiões de Carlos Barbosa, Garibaldi e Bento Gonçalves.

Com uma média de 7 mil pessoas alcançadas pelo Facebook semanalmente e de quase 8 mil impressões semanais no Instagram, a ACI tem um grande potencial em suas redes digitais. Por isso, trabalha firme na divulgação gratuita dos seus associados, especialmente àqueles que estão engajados em causas que atuam diretamente no combate à pandemia. Com um time de empreendimentos fabricantes de máscaras e EPI’s, a ACI engrossa o coro da prevenção junto a associados fabricantes de produtos de higienização, totens de álcool em gel e divulgação de laboratórios associados que estão fazendo os testes rápidos para Covid-19.

Nas últimas semanas, as redes da entidade estão servindo como uma ampla vitrine para divulgar o setor de serviços – responsável por 50% do quadro de associados. São empresas de todos os portes que enviam logo e contato para aparecerem nas redes sociais da ACI Carlos Barbosa, que oferece a arte e a divulgação, inclusive, em jornal impresso local. A iniciativa tem agradado a um setor que sofre forte impacto com as restrições em suas atividades.

Apoio a Campanhas

A ACI Carlos Barbosa abraça a causa do combate ao Covid-19 e atua como uma entidade com a missão de fazer diferença na vida do associado e da sociedade onde está inserida. Valendo-se de sua voz, a ACI lançou campanhas de conscientização pelo uso de máscaras e higienização de ambientes. O apoio psicológico também ganhou espaço em uma ação conjunta em ACI, Apeme e SerPsi, com escuta online no período delicado de isolamento social.

“Atitudes de qualquer dimensão fazem diferença no atual momento. Esperamos sair mais fortes de tudo isso, sempre levando em consideração as necessidades da população e também da economia. É o momento, agora, de fortalecer nossos empreendimentos e fazer com que Carlos Barbosa continue mantendo a sua notória qualidade de vida, garantindo os empregos das pessoas. Nosso papel como entidade vai muito além de eventos e serviços ofertados. Precisamos fazer diferença na vida das pessoas”, pontua Marisa Kaspary Zanatta.

Consultorias:

Como funcionam?

O associado interessado entra em contato com a entidade e a ACI encaminha para o conveniado que atenda melhor sua necessidade.

A iniciativa faz parte do projeto “Reinventa, Barbosa!”, formado por uma série de ações que auxiliam o empresário a passar com menos danos possíveis pelo atual momento.

O serviço é exclusivo para pessoas jurídicas associadas à entidade.

Marketing:

A consultoria em marketing conta com os parceiros Quarto Estúdio Fotografia e Raquel Piegas Comunicação & Estratégia

Contabilidade:

A consultoria em contabilidade conta com os parceiros Ektos Consultoria Empresarial; LD Contabilidade Ltda e Escritório Contábil Mello.

Processos:

A consultoria em processos conta com os parceiros Bete Desenvolvimento Gerencial, Escola São Pelegrino, Larazon e Sebrae.

Financeira:

A consultoria financeira conta com o parceiro Sandra Economista.

Contato da entidade: (54) 3461.7600