“A minha vocação é lidar com gente e melhor maneira de fazer isso era negociando”

Otelio Drebes, fundador das Lojas Lebes, palestrou para 350 pessoas na noite desta quinta-feira, 05, em evento promovido pela ACI Carlos Barbosa

A alegria e vitalidade de Otelio Drebes é contagiante. Quando se fala em iluminar e energizar positivamente ambientes, é a figura do empresário nascido em Estrela, interior do Rio Grande do Sul, que vêm à cabeça. Frequenta a academia quatro vezes por semana: segunda, quarta, sexta e sábado. Presidiu por seis décadas o grupo Lebes e atua há pelo menos cinco anos como palestrante em eventos marcados pela espontaneidade e irreverência.

Uma palestra de Otelio Drebes é uma palestra-show: Ele canta, ele dança, ele pula e, é claro, conta histórias. “Todas as palestras que faço são histórias que vivi. Eu com 85 anos continuo aprendendo. Tenho certeza que sou um eterno aprendiz”, enfatiza ao longo de sua fala.

A primeira inovação de Otelio Drebes veio através da rapadura. Quando criança, costumava vender para ter certo lucro e guardar um dinheiro. Surgiu, claro, a concorrência, vendendo mais barato e, se para alguns, isso seria motivo de desistência, para ele foi um desafio. Inovou o produto acrescentando mais amendoim, colocou em uma caixinha para melhor apresentação e chamou de “A Nova Rapadura do Otelio”. “Vendia por 1 réis e 200 e nunca disse que era melhor, mas que era diferente. Em cinco meses terminei com o concorrente”, rememora.

Lojas Lebes

Otelio Drebes estudou até o 5º ano primário e se lançou aos 13 anos como comerciante. Atravessando os rios Taquari e Jacuí, criou a pequena loja Lebes aos 21 anos de idade. O nome foi a fusão da razão social da empresa: Leonhardt, Drebes e Cia. Ltda.

Atualmente, são 164 lojas, com 3 mil colaboradores e 64 anos de história. “Eu queria uma empresa que me desse um grande resultado financeiro. Eu não me importava se precisasse trabalhar doze ou 18h por dia. A cada conquista eu vibrava. A Lebes foi um sonho que conquistei”, rememora.

Há quatro anos, passou a presidências aos herdeiros: Otelmo, Arlete e Jaime Henrique. “O maior desafio foi fazer o processo de governança no momento certo. Definir, planejar a minha empresa para que ela continuasse sólida e forte. Tenho um orgulho muito grande de ter colocado a Lebes lá em cima e preparado ela pelos próximos 50 anos”. Drebes visita as lojas três vezes por semana, como parte do Conselho Deliberativo.

Evento

A palestra Otelio Drebes foi uma iniciativa da Associação do Comércio, Indústria e Serviços de Carlos Barbosa, a ACI. De maneira gratuita, Otelio Drebes palestrou a cerca de 350 pessoas na noite do dia 5 de março de 2020, no Clube Serrano. Os ingressos? Doações de alimentos e itens de higiene pessoal que serão destinados ao Instituto do Câncer Infantil.

“Quando a equipe da ACI buscou essa palestra, veio a satisfação de que conseguimos ela de forma gratuita e ainda poder reverter para uma instituição, com direito a janta para os presentes. Isso, nos dias atuais é de se beliscar e se perguntar se realmente existe. Hoje ele já nos deu a maior lição de carinho e amor, especialmente com as atitudes com o seu projeto, demonstrando que aquilo que a gente faz pelo universo, ele devolve”, emocionou-se a presidente da ACI, Marisa Kaspary Zanatta.